O ATENIENSE E O TEBANO

Um ateniense e um tebano estavam juntos na estrada, o tempo passou em conversa, como é o caminho dos viajantes. Após discutir uma variedade de assuntos, eles começaram a falar sobre heróis, um tema que tende a ser mais sensível do que edificante.

Cada um deles era pródigo em seus elogios aos heróis de sua própria cidade, até que finalmente o tebano afirmou que Hércules era o maior herói que já havia vivido na Terra, agora ocupava um lugar de destaque entre os deuses, enquanto o ateniense insistia que Teseu era muito superior, pois sua sorte havia sido em todos os sentidos muito abençoada, enquanto Hércules havia sido forçado a agir como um servo.

O ateniense ganhou em seu ponto de vista, pois era um homem muito inteligente, como todos os atenienses, de modo que o tebano, que não era páreo para ele na conversa, entristeceu e disse com repugnância:

- "Muito bem, faz o teu caminho, só espero que quando nossos heróis se enfurecerem conosco, Atenas possa sofrer com a ira de Hércules e Tebas com a de Teseu."

Moral da história: A inteligência cria bons argumentos, mas a realidade mostra o resultado.

Plano de assinatura do Kindle